Reunimos uma lista de coisas que devem ser feitas, e algumas que não devem ser feitas, na sexta-feira santa.

Klebber Toledo como Jesus em A Paixão de Cristo — Foto: Felipe Maior/Divulgação

A Sexta-feira Santa ou Sexta-feira da Paixão é um feriado instituído pela Igreja Católica para refletir sobre o sacrifício e a crucificação de Jesus Cristo pelo Império Romano no ano 33.

Por causa disso, a tradição cristã sugere que os fiéis se abstenham de qualquer tipo de prazer na Sexta-feira Santa e façam algum tipo de penitência, como jejuar ou se abster de carne. Reunimos aqui algumas das coisas permitidas e não permitidas para este dia de hoje.

O que você pode

1. Chamar a família e passar o dia com eles

A família é realmente uma parte importante de nossa vida – eu digo por experiência própria, que quando fiquei muito tempo longe de minha família, eu senti falta deles.

Façam brincadeiras, orem juntos, passem o dia jogando conversa fora, façam algum churrasco de legumes (peixe está liberado, ao menos que você seja vegano), coloque uma musica de playlist de semana santa.

2. Façam brincadeiras ou curtam jogos

Brincadeiras com as crianças, como pique esconde, pega-pega, jogos de tabuleiro e até jogos de videogame valem a pena (ainda mais se for jogos com mais de 1 jogador, para você curtir com sua família ou amigos, tem alguns bem fáceis e simples, porém divertidos, de serem jogados).

3. Seja grato e faça uma reflexão sobre a paixão de Cristo

Apesar da vida corrida, dos últimos acontecimentos caóticos da vida na terra, devemos sempre lembrar que Deus nós ama, e quer o melhor para nós. Então use o dia de hoje para discutir sobre isto com outras pessoas ou vá orar e agradecer ao criador de tudo. Compartilhe suas experiências com familiares e amigos.

4. Beba vinho – mas não exagere

Devemos renunciar aos nossos prazeres no dia de hoje, e a bebida está incluída nisso, menos o vinho. Seja tinto, branco, rosé o vinho é uma bebida que está liberada para hoje – e Jesus adora, por sinal. Sem exageros, se for beber, beba vinho. Acredito que o tinto é o que melhor combina com o dia de hoje, aproveite!

5. Perdoar e amar o próximo

Eu sei que temos aquela pessoa que já nos fez muito mal, porém se Deus nos perdoa, mesmo que não sejamos dignos de seu perdão, porque nós não podemos fazer o mesmo?

O perdão nos livra do mal, retira um peso das costas e aumenta nosso bem estar, porque agora amamos nosso irmão em Cristo. Deus é paz, perdão e amor. Foque nessa energia de Cristo e perdoe quem você não perdoou por alguma razão – isso inclusive é o melhor bem que você fará á si mesmo, você não precisa agir que nem um bocó, é só se livrar do peso do ódio e agora focar na leveza do amor, isso vai atrair coisas boas na sua vida, te garanto!

O QUE NÃO SE PODE FAZER

1. Não comer a carne VERMELHA

o costume de não comer carne vermelha, a data é reservada para a prática da abstinência. Foi um costume criado em respeito ao derramamento do sangue de Jesus Cristo na cruz — o costume não está na Bíblia.

Por isso, as famílias costumam se reunir e comer peixe, especialmente o bacalhau, pois marca os últimos dias da quaresma.

2. Nada de Missas

A Sexta-feira Santa é o único dia do ano em que a Igreja Católica não celebra nenhuma Missa. Em todos os outros dias, inclusive da própria Semana Santa, como o a Páscoa, por exemplo, as celebrações acontecem normalmente. Conforme a tradição cristã, a data deve ser de silêncio, inclusive nos próprios templos.

3. Frango também proibido

Muitos católicos aderem ao jejum com foco na carne vermelha, por se tratar de um dia reservado para a prática de abstinências. Uma tradição milenar do catolicismo que se mantém firme. As restrições à carne vermelha, porém, contemplam também o frango e outras aves. A única carne permitida para quem adere a esse jejum é a de peixe. Por isso, para várias famílias, hoje é dia de bacalhau.

4. Mortes de animais proibida

A mesma tradição também é clara sobre este tema: não se pode matar qualquer animal na Sexta-Feira Santa, mesmo que seja para a alimentação. Muitos pecuaristas também não tiram leite das vacas. No entanto, como elas precisam ser ordenhadas diariamente para não desenvolverem infecções ou outros problemas de saúde, católicos tiram o leite das vacas, mas destinam o apurado para doação.

5. Jejum também sexual

Nada de namoro nem relações sexuais neste dia. A tradição também é clara sobre esse tema. Os católicos devem evitar qualquer tipo de prazer, por se tratar de uma data dedicada à abstinência e à reflexão. Nada de bebedeira também. O vinho é a única bebida permitida, mas com moderação.

Para você não ficar perdido no que cada dia representa na semana santa

A cada ano, a Semana Santa cai em um dia diferente. Em 2023, é comemorada de 2 a 8 de abril, sendo que o dia do feriado, a Sexta-feira Santa, é em 7 de abril. A definição da data da Páscoa acontece sempre no primeiro domingo após a primeira Lua cheia que ocorre depois do equinócio de primavera/outono. Em 2023, a fase da Lua cheia começou na madrugada do dia 6 de abril.

  • Domingo de Ramos — Jesus foi recebido em Jerusalém com ramos de palmeiras pelas pessoas;
  • Segunda-Feira Santa — Jesus é ungido por Maria;
  • Terça-Feira Santa — Jesus anuncia a sua morte;
  • Quarta-Feira Santa — traição de Judas Iscariotes;
  • Quinta-Feira Santa — última ceia de Jesus Cristo;
  • Sexta-Feira Santa — crucificação de Cristo, considerado feriado religioso nacional;
  • Sábado de Aleluia — morte de Cristo;
  • Domingo de Páscoa — ressurreição de Cristo.

Tendência