Mário Frias e Thiago Gagliasso tiveram um número expressivo de votos, já André Gonçalves, Sarah Poncio, Antonia Fontenelle e Kid Bengala não tiveram a mesmo êxito.

Imagem: Reprodução/Montagem

As Eleições de 2022, marcada pela disputa acirrada entre Luís Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro para a presidência, trouxe, também, uma grande lista de famosos que buscaram cargos públicos.

O primeiro turno das eleições, que aconteceu no último domingo, 2, foi marcado por manifestações políticas de famosos. Boa parte do meio artístico fez questão de expor seu posicionamento político e seu voto para presidente, mas alguns foram além e tentaram uma vaga para deputado federal, estadual e até para o senado. Alguns famosos e personalidades do esporte tiveram êxito nas urnas, como se vê abaixo:

Esporte não vingou 

Foram poucos aqueles que conseguiram comemorar a vitória no pleito de 2022. Romário, que tem trajetória consolidada na política, foi reeleito para o cargo de senador por 2,3 milhões de votos, no Rio de Janeiro. Gilson Kleina, ex-Técnico da Chapecoense, não conseguiu se eleger como deputado federal no Paraná, teve 840 votos apenas . Outro que conquistou uma vaga na Câmara dos deputados de Minas Gerais foi Maurício Souza, ex-jogador de vôlei da Seleção Brasileira, com 83mil votos. Por outro lado, o lutador Wanderlei Silva, concorreu nestas eleições como deputado federal pelo estado do Paraná, ele teve quase 14 mil votos. E, por fim, o técnico Joel Santana, que sofreu derrota para o cargo de deputado federal no Rio de Janeiro, ele teve apenas 2,185 votos.

Apenas alguns artistas conseguiram se eleger

Muitas artistas, queridinhos do público , conseguiram uma vaguinha na política como é o caso do ator Mário Frias, que foi eleito deputado federal, em São Paulo, com mais de 122 mil votos. O ator Thiago Gagliasso também teve um número expressivo de votos, mais 100 mil votos, e se elegeu deputado estadual no Rio de Janeiro. O humorista Tiririca teve quase 72 mil votos e conquistou uma vaga na Câmara dos Deputados paulistana. A cantora Leci Brandão teve mais de 90 mil votos e foi reeleita deputada estadual, também, em são Paulo.

Muitos famosos, no entanto, não somaram um número considerável de votos e não se elegeram. O ator André Gonçalves, que recentemente foi preso por não pagar pensão, tentou se eleger deputado estadual no Rio de Janeiro, mas somou apenas 2.354 votos. O mesmo aconteceu com o ator Mario Gomes, que teve 6.151 votos no Rio, e com a família Poncio, onde Márcio – o Patriarca – teve apenas 33mil votos para deputado federal, enquanto a filha, Sarah, conseguiu somente 26mil votos para deputada estadual – apesar de muitos terem achado que eles ganhariam tranquilamente. O ator e ex-Fazenda Felipe Folgosi conquistou um número maior de votos, 30.921, mas mesmo assim não conseguiu se eleger, ele tentou uma vaga de deputado federal em São Paulo. Para o mesmo cargo no Rio de Janeiro, tentou a atriz Lucélia Santos, que chegou ao fim da eleição com 10.867 votos. E, também, no mesmo Estado, a ex-paquita e ex-Power Couple Andrea Sorvetão não foi eleita com únicos 1.734 votos.

Também teve ex-BBB’s lutando por uma vaga na Câmara dos Deputados – e alguns deles não chegaram a ter 1% dos votos. Cris Mota, do “BBB 1”, somou apenas 237 votos no Rio, Marcos Harter, expulso do “BBB 17”, teve 1.076 votos no Mato Grosso e Ariadna Arantes terminou a eleição com 4.885 votos em São Paulo.

Outra “classe” de famosos que buscaram um lugar na política e não obteve sucesso foi a dos ex-BBBs. Adrilles Jorge (BBB15), Ariadna Arantes (BBB11), Elis Nair (BBB17) e Marcos Harter (BBB17) tentaram, sem sucesso, vaga na Câmara dos Deputados. Dos três, o único que conseguiu cativar uma grande quantidade de eleitores foi Adrilles Jorge, ligado ao bolsonarismo, devido às participações como comentarista na Jovem Pan. O jornalista teve pouco mais de 93 mil votos.

Pornô brochou nessas eleições 

Diferentemente do que ocorreu em 2018, o pornô não teve sucesso ao repetir a eleição de nomes para o Congresso e assembleias legislativas. Mesmo sendo deputado federal, Alexandre Frota não conseguiu uma cadeira na Assembleia Legislativa de São Paulo, teve 24mil votos, e o ator pornô Kid Bengala, com pouco mais de 10mil votos, foi derrotado na corrida por uma vaga na Câmara dos Deputados.

Tendência